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Piracanjuba e Mães da Sé lançam campanha inovadora para ajudar na busca por desaparecidos
A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, está lançando a campanha “Desaparecidos”, uma ação inédita desenvolvida pela agência Ampfy. Com o uso de Inteligência Artificial e a colaboração do perito criminal Hidreley Diao, a iniciativa cria projeções de envelhecimento que mostram como estariam hoje pessoas desaparecidas há décadas. A campanha busca chamar a atenção para um problema que persiste: o desaparecimento de milhares de pessoas no Brasil. Em 2023, foram registrados 80.317 casos, representando um aumento de 3,2% em relação a 2022, segundo dados do Anuário da Segurança Pública 2024.
Inspirada em uma iniciativa dos anos 80, que exibia rostos de desaparecidos em caixas de leite nos Estados Unidos, a campanha brasileira utiliza a ampla distribuição da Piracanjuba, uma das marcas mais escolhidas nos lares do país, para dar visibilidade a essas pessoas. “Piracanjuba é uma marca que leva qualidade e cuidado aos mais diversos cantos do Brasil. Com essa ação, queremos usar nosso alcance para dar esperança às famílias e ajudar a reunir pessoas queridas que foram separadas”, afirma Fred Siqueira, CCO da Ampfy.
As embalagens, produzidas pela Tetra Pak e distribuídas pela Piracanjuba, contarão com fotos atualizadas dessas pessoas, possibilitando que o público as reconheça em cenários contemporâneos. A presidente da Associação Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva, destaca: “A visibilidade e o alcance que Piracanjuba traz à nossa causa nos dão uma força inédita, ampliando nossa esperança de encontrar essas pessoas”.
Além das embalagens, a campanha conta com um site exclusivo (www.piracanjuba.com.br/desaparecidos), onde o público pode acessar informações detalhadas sobre cada pessoa desaparecida. No Instagram, o perfil da Associação Mães da Sé exibirá imagens e vídeos desenvolvidos pela I.A., mostrando essas pessoas em representações realistas de como estariam hoje.
A divulgação inclui ações em redes sociais, mídia exterior e a participação de influenciadores que aderiram à causa, ampliando o impacto da iniciativa. “Os produtos Piracanjuba estão presentes em momentos de união e alegria nas famílias. Com essa campanha, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas que ainda são amadas e lembradas por seus familiares,” afirma Lisiane Campos, diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba.

A dor transformada em amor ao próximo
Em uma noite de dezembro de 1995, Fabiana Espiridião, então com 13 anos, saiu acompanhada de uma colega que morava a cerca de 300 metros de sua casa. Foram fazer uma visita rápida a uma amiga que fazia aniversário. No caminho de volta se despediram e cada uma seguiu em direção à sua casa. Neste trajeto, Fabiana desapareceu.
A partir deste dia, a vida de Ivanise, sua mãe, virou do avesso. Na busca por sua filha, teve que lidar com o descaso e a ineficiência das autoridades além da crescente angústia por não ter nenhuma pista. Encontrou, então, a ONG Centro Brasileiro em Defesa da Criança e Adolescente e pouco tempo depois, foi convidada a participar da novela Explode Coração, da Rede Globo, dando seu depoimento como mãe de uma filha desaparecida. A partir daí teve contato com outras mães que passavam pelo mesmo sofrimento.
Sem amparo ou orientação mas com esperança, a dor e o desespero se transformaram em amor e solidariedade, fazendo nascer no ano de 1996 o Movimento Mães da Sé e a ABCD (Associação Brasileira de Busca e Defesa à Criança Desaparecida), presidida por Ivanise Espiridião.
Mais de duas décadas depois e Ivanise ainda não encontrou Fabiana. Mas sua esperança se mantém viva e é combustível para ajudar outras tantas mães, pais, filhos, esposos e amigos a encontrarem seus entes desaparecidos.
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