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Volkswagen e a Rivian se unem para fazer carro eletrico, Automotive revela um dos maiores negócios automotivos deste ano, fornecendo mais detalhes sobre seus objetivos, liderança e estrutura financeira.
O Grupo Volkswagen e a Rivian Automotive lançaram sua joint venture em 13 de novembro, criando uma nova empresa chamada “ Rivian and VW Group Technology”. A nova empresa se concentrará no desenvolvimento de uma arquitetura elétrica/eletrônica e software para veículos elétricos que cada montadora utilizará.
A notícia, que foi anunciada em um press release na terça-feira, levanta o véu sobre um dos maiores negócios automotivos deste ano, fornecendo mais detalhes sobre suas metas, liderança e estrutura financeira. E com o negócio finalizado, a Rivian agora espera obter uma liminar de dinheiro, enquanto o Grupo Volkswagen ganha acesso à tecnologia-chave.
No longo prazo, espera-se que o tamanho total do acordo alcance US$ 5,8 bilhões até 2027 — 16% maior do que os US$ 5 bilhões estimados inicialmente para 2026 — desde que certos marcos tecnológicos sejam atingidos.
O tamanho maior do acordo ocorreu porque as partes negociaram detalhes financeiros, cronogramas e prêmios e, em seguida, ajustaram as avaliações adequadamente, disse a CFO da Rivian, Claire McDonough, aos investidores em uma teleconferência na terça-feira.
Mais imediatamente, a startup de veículos elétricos receberá um pagamento em dinheiro de US$ 1,32 bilhão do Grupo Volkswagen em novembro, como pagamento pelo licenciamento da propriedade intelectual de fundo da Rivian e uma participação acionária de 50% na joint venture, de acordo com uma carta aos acionistas . O pagamento de novembro é adicional ao US$ 1 bilhão que o Grupo Volkswagen já pagou em junho por uma nota promissória que será convertida em capital da Rivian em dezembro.
Em outras palavras: a Rivian terá arrecadado cerca de US$ 2,32 bilhões somente em 2024 como resultado do acordo, com mais US$ 3,5 bilhões esperados nos próximos anos.

Para a Volkswagen, o investimento marca um passo importante para trazer uma plataforma de veículos elétricos de última geração, orientada por software, para seu portfólio.
Embora a joint venture se concentre inicialmente no lançamento do R2 da Rivian no primeiro semestre de 2026, a arquitetura elétrica e a tecnologia de software resultantes também serão usadas para lançar veículos para o Grupo Volkswagen já em 2027, de acordo com o comunicado à imprensa.
As empresas disseram que já testaram o conceito também. No início deste ano, equipes das duas empresas adaptaram um veículo do Grupo Volkswagen para rodar na plataforma de tecnologia integrada da Rivian e no design de hardware zonal no mercado.
“A finalização de hoje da nossa joint venture com o Grupo Volkswagen marca um importante passo à frente para ajudar na transição do mundo para veículos elétricos”, disse o CEO da Rivian, RJ Scaringe, no press release. “Estamos entusiasmados em ver nossa tecnologia sendo integrada em veículos fora da Rivian, e estamos animados com o futuro.
A nova empresa terá sede em Palo Alto, Califórnia, embora três novos locais estejam em desenvolvimento na América do Norte e na Europa, de acordo com o press release. Ela empregará cerca de 1.000 pessoas, disse McDonough na teleconferência com investidores.
A Rivian e a VW Group Technology serão lideradas por dois co-CEOs, trazendo um executivo de tecnologia de cada empresa: Wassym Bensaid, diretor de software da Rivian, será co-CEO e diretor de tecnologia, enquanto Carsten Helbing, engenheiro-chefe de tecnologia do Volkswagen Group, será co-CEO e diretor de operações da joint venture.
“Estou muito impressionado com o trabalho já feito”, disse Bensaid no press release. “Embora o veículo demonstrador apenas arranhe a superfície do que é possível, é incrivelmente emocionante ver o que é possível quando um novo OEM (fabricante originonal do equipamento) e uma montadora legada trabalham juntos.”